Criação de conteúdo: 10 verdades que ninguém fala

O que mais tem na internet é diquinhas incríveis e repetidas sobre o que é criar conteúdo e o quanto fazem isso parecer ser fácil. Mas para quem faz, como você, pode ser trabalhoso, repetitivo e chato.

Sumário

Introdução

Hoje em dia, o que mais tem em rede social é gente com fórmula pronta de sucesso. Nesse artigo, eu vou compartilhar com você meus 3 anos fazendo parte de um time de sucesso, o que eu aprendi e o que deixei para trás como criador de conteúdo.

Hoje, eu não me dedico a criar conteúdo pra mim com muita frequência, daí a origem do blog (e eu também prefiro escrever), pois não tenho tempo pra isso. Mas são insights genuínos, acompanhados na prática e estudados a ferro e fogo durante muito tempo. Eu vou falar tudo para você: como precisa ser o design, o que é bonito ou não, o que funciona ou não, vamos dar uma pincelada em tráfego e impulsionamento, entre outros. Vamos começar?

Parte técnica: como redes sociais funcionam no marketing de conteúdo?

Uma rede social, de maneira orgânica (sem investir em anúncios), tem o propósito de atender duas partes importantes do funil de vendas de uma empresa: o topo e o meio. Em outras palavras, a função dela é, a longo prazo, gerar descoberta, consciência de marca e educar o público sobre sua marca, produto ou serviço.

Em outras palavras, se você não vai pagar anúncio, esqueça resultados rápidos, mas não negligencie a criação de conteúdo: ela irá dar retornos futuros.

Nicho e público

Uma rede social é uma ferramenta estratégica. E como toda ferramenta estratégica, nós passamos por esses dois pilares fundamentais: definir qual é nosso nicho de atuação e também o público com o qual iremos trabalhar. Esses dois irão nortear todos os outros itens que você verá a seguir.

Posicionamento

Resolvida a questão do nicho e do público? Ótimo! Agora, vamos falar do seu posicionamento. A maioria do posicionamento das empresas no meio digital é uma verdadeira catástrofefaz de qualquer jeito, fala qualquer coisa, parece um verdadeiro circo. O grande fato é que, se dependesse apenas disso para ter cliente, a maior parte das empresas já teriam quebrado.

Como o próprio nome sugere, posicionamento é a maneira com a qual você, bem… se posiciona, igual quando você tá lá no Twitter dando seus pitacos, ou brigando por política no grupo da família. Fazendo isso, você está dando a sua posição publicamente, e aqui não seria diferente – porém em contexto empresarial. Então, como você vai se posicionar para o seu público, o que você vai dizer, como vai dizer, com que roupa, entre outros aspectos.

Rede social

Depois de tantos anos investindo tempo no Instagram, eu decidi investir um pouco mais naquela rede social que eu torcia o nariz e quis saber dela: o Linkedin. Não vou me aprofundar muito no assunto dessa troca, só direi que foi bem interessante, mas a princípio, quero que você entenda que cada rede social tem uma particularidade, e várias delas terão benefícios diferentes. Vamos dar uma passada rápida por cada uma das principais plataformas da internet hoje.

Instagram

No topo da lista, o Instagram. Maior número de usuários, um ótimo sistema de recomendação por algoritmo. É a primeira opção de quem não tem experiência com redes sociais e coloca toda a sua estratégia digital em cima dele, mas é importante eu dizer uma coisa muito séria que você não percebeu

O Instagram é uma rede extremamente genérica, com todo tipo de pessoa. Organicamente falando, vai demorar tempo até demais para que, dependendo do nicho, você de fato comece a encontrar as pessoas que você espera ou criar uma audiência qualificada.”

Isso nos leva a outro dado extremamente importante:

Quantidade não é qualidade. No Instagram, você pode apostar no volume, mas a qualidade da sua audiência e o potencial de te gerar leads qualificados ou clientes depende de muitos fatores.

Facebook

Seu público é geração Z?

Se sim, Facebook pra você é puro cacareco e só vai consumir o seu tempo. Você encontra nele pessoas acima de 30 anos e também é muito bom para varejo de forma geral. Ele é ótimo para formar comunidades e pode te ajudar bastante com criação de conteúdo em grupos, mas é só isso. Pra algumas profissões tradicionais como mecânicos, encanadores, salões de beleza – profissões bem tradicionais que sempre têm uma demanda pontual – o Facebook é uma mina de oportunidades.

Para quem atua mais no ramo B2B ou tecnologia, é lixo, só esquece. Use apenas para agendar os posts no Instagram e gerenciar seus anúncios através do Business Suite nos serviços Meta.

X (Twitter)

A rede social da esculhambação na qual eu compartilho um amor e ódio. O X tem valorizado fortemente criadores de conteúdo através da implementação de sua IA, o Grok, e também políticas de monetização para criadores de conteúdo. Além, é claro, de que o X fez todas as outras redes surtarem e criarem seus próprios serviços de assinatura, sendo a primeira plataforma povão a fazer isso (Linkedin já tinha, mas é qualificado).

Ele presta? Não. Ele não presta, nem pra anunciar, nem pra criar conteúdo, a menos que você queira se meter em tretas e se beneficia de polêmicas. Bom, é posicionamento ao mais puro pé da letra.

Linkedin

Eu diria que essa é a rede social mais falsa e cara de pau da internet. Diria não, eu digo: é sim a rede social mais falsa e cara de pau da internet. Fala sério, ela criou toda uma linguagem “business” – ‘desempregado’ virou Open to Work, CEO 90% das vezes é de MEI, e ‘funcionário’ entrou numa banheira com sais de banho com perfumes franceses e virou ‘employee’. Mas não estou aqui pra falar (mais) mal do Linkedin, é uma rede social maravilhosa quando se trata de negócio, pois é uma rede social de público pequeno, porém, extremamente qualificado.

Anunciar no Linkedin, devido ao tamanho do público qualificado, é um desafio, pois a plataforma é realmente muito cara, mas você pode investir na criação de conteúdo. Se seu público é majoritariamente B2B, Linkedin pra você é obrigatório.

Mas pera aí, eu menti. Tô aqui pra falar mal do Linkedin sim: é sim uma rede social incrível, porém, seus planos de assinatura são uma fraude. Não assine nenhum deles. Sales Navigator é caro demais pro que (não) oferece, Premium Business é uma fraude algorítmica, e ele vai sempre tentar te persuadir a assinar alguma dessas armadilhas.

NÃO ASSINE LINKEDIN. NENHUM PLANO.

TikTok

É uma rede social de sucesso, preferida das gerações mais novas. Eu, particularmente, detesto e não uso, mas ele tem feito ajustes no algoritmo nos últimos anos para que o TikTok seja uma rede menos ‘brainrot e as pessoas possam ter mais acesso a conteúdos de interesse, como no Instagram. E sim, se você quiser viralizar fazendo palhaçada, lá é o lugar certo, mas não recomendo.

Brainrot: conteúdo lixo, que não agrega absolutamente nada na sua vida. Memes, fofocas, pessoas fazendo coisas idiotas, entre outros.

YouTube

Uma rede social interruptiva que, na minha opinião, tá zerando os batimentos cardíacos. Mídias interruptivas são insuportáveis. O engajamento geral do YouTube tem baixado bastante. Acho que o tempo de investir em criação de conteúdo no YouTube já passou e você vai ter que investir muito tempo em edição e roteirização para conseguir um espaço ali dentro. Mantenha ele como um santuário orgânico da sua empresa, coloque nele vídeos grandes e jogue as pessoas de outras redes sociais lá para medir a temperatura do público.

Pinterest

O Pinterest é uma rede social com foco em SEO. Diferente das outras plataformas, as publicações no Pinterest não possuem prazo de validade e podem ser descobertas por meio de palavras-chave em outros lugares. O público é restrito a um tipo bem específico: pessoas que buscam inspiração. É também uma plataforma de criação de conteúdo de gênero específico80% do público pinterestiano é feminino.

Se o seu conteúdo inspiraarte, artesanato, moda, design, decoração, e se o público é feminino, o Pinterest é o seu lugar.

Formato

E agora vamos falar de formatos. Esse vai ser bem simples e rápido.

Reels e Shorts

Use eles quando quiser alcance. Invista em vídeos curtos e objetivos, com assuntos dentro do seu nicho. Evite fazer muita palhaçada e a regra do bom senso será sua guia. Nuggets (pequenos trechos relevantes de grandes vídeos, como lives) também funcionam nesse formato.

Stories e Status

Útil para relacionamento e para conteúdo voltado para a base, e não alcance. Use-o para compartilhar bastidores, aquecer seguidores para eventos, promoção, entre outros.

Post único

Conteúdo rápido, promoções, eventos, impacto visual.

Carrossel

Educar um público sobre um tema ou expor várias informações de maneira organizada e com impacto.

PDF paginado

Não sei ao certo o nome desse troço, mas é uma maneira exclusiva do Linkedin de investir na criação de conteúdo. É basicamente um carrossel, só que no Linkedin. A diferença é que ele não usa imagens normais, e sim um documento em PDF. Precisa ter o trabalho de fazer o abençoado, montar o PDF e depois exportar pra então, só então, postá-lo.

Pin

Um pin (post, só que no Pinterest) é um conteúdo exclusivo apenas do Pinterest. No Pin, você pode definir a finalidade, colocar um link do seu site, blog ou artigo e esse tipo de recurso torna essa plataforma bastante interessante para a criação de conteúdo voltada para o SEO (aparecer para pesquisas com palavras-chave), coisas que é até possível fazer nas outras redes sociais, mas de forma muito precária.

Estilo de conteúdo

Quem vai definir isso é o seu posicionamento. Não prostitua seu conteúdo só por alcance: isso é extremamente punitivo e vai entupir sua rede social com uma audiência desqualificada, que logo logo, vai fazer o seu alcance cair subitamente. Mas também, não se prenda a regras: você pode ter um estilo ‘Deveras e impreterivelmente rebuscado, cujo requinte vocabular se apresenta como uma necessidade imperiosa e inalienável para que a comunicação se estabeleça de maneira condizente com os elevados padrões da expressão verbal, ou ser bem foda-se.

Virais

Está relacionado com o estilo do conteúdo. Virais realmente bons acontecem por puro acaso, saiba disso. Tenha em mente que viralizar bem depende do nicho e de outros fatores. Para certos nichos, alcançar 1000 pessoas já é um viral. Existem nichos na criação de conteúdo que simplesmente nasceram para ser pequenos. A criação de conteúdo viral até pode ser relativamente fácil, mas se presta, é outra história.

Design

Minha parte favorita, que é o que paga minhas contas. O design para rede social deve ser limpo, simples, harmônico e/ou conceitual, afinal, estamos falando de uma vitrine. Porém, os criativos que são voltados para anúncios geralmente são garrancho mesmo, é aquela coisa horrível e tenebrosa. Por algum motivo não conhecido, criativos feios convertem mais na maioria das vezes.

O ideal realmente é que você me contrate pra fazer essa parte, porque é um saco fazer isso, gasta muito tempo e fica muito mediano. Mas se não estiver pensando nisso agora, vou te dar algumas sugestões práticas.

Intercale cores e mantenha a harmonia durante a criação de conteúdo

Escolha duas cores e um padrão, mantenha reels separados na aba de “Reels”, ocultando-os do feed principal (no caso do Instagram) ou use capas. No Pinterest, use pastas. No Facebook, já falei pra você não usar esse troço se você trabalha com tecnologia ou B2B, mas não faz diferença nenhuma, Linkedin também não faz diferença.

Só texto e um fundo sólido é melhor e mais bonito do que aqueles garranchos sem conceito nenhum feitos no Canva. E outra dica: post do Canva tem cara e tem cheiro. É por isso que você precisa me chamar para ajudar você na criação de conteúdo.

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Tráfego e impulsionamento

Impulsione os posts que tiverem melhores performances orgânicas, com comentários e likes. Tráfego mesmo é outro esquema e envolve a contratação de profissionais pra essa finalidade.

O que NÃO FAZER em hipótese nenhuma

Compra de seguidores

Eu já acho que podia ter uma lei proibindo esse tipo de prática em todos os lugares. Inflar qualquer coisa com bots ou seguidores falsos já devia ser reconhecido como algum tipo de violação pelo Poder Judiciário no Brasil. Essa prática destrói o seu SEO, polui completamente o seu tráfego, faz você torrar dinheiro em anúncios que não geram resultado nenhum e ainda vai entupir seus formulários de lixo. Não tem nem motivo pra investir em criação de conteúdo desse jeito.

Ah, e também aumenta drasticamente as chances do seu perfil ser invadido e roubado. E pra piorar, você ainda vai receber propostas de uma agência que faz isso e vai mentir pra você dizendo que teve muitos resultados. Gostou?

Buscar viralizar

Reforço novamente, na sua jornada na criação de conteúdo, evite buscar viralizar. É uma prática tóxica que não vai te trazer um retorno qualificado.

Acreditar em guru de marketing

Marketing é, muitas vezes, achar seu próprio caminho, sua própria identidade, e criar seus próprios valores. O que mais tem na internet hoje em dia são gurus picaretas te prometendo retornos milionários.

Se botou “milhões” no meio, é um guru sacana. Não importa se tem 10 mil ou 10 milhões de seguidores. Esteja disposto a testar muito e fazer coisas que poucas pessoas fazem, investindo tempo e dinheiro em coisas que poucas pessoas investem.

Pare de viver de sonhos prometidos por quem cresceu bebendo água limpa: você mora no Brasil, e tem conta pra pagar.

Depoimentos falsos

Hoje em dia, nem mesmo depoimento é uma maneira autêntica de mostrar que alguém é sério. Basta você entrar no site Vintepila e ver o tanto de pessoas que vendem depoimentos para sites e páginas na internet.

Conclusão

A criação de conteúdo é um ótimo meio de se relacionar com as pessoas e de ser descoberto, porém, ela não traz resultados imediatos e possui variáveis significativas para aumentar as taxas de sucesso do seu conteúdo. Você então pôde ver que só viralizar não é o que vai te trazer dinheiro, mas sim um conjunto de tudo isso que eu te mostrei trabalhando junto, otimizado e com constância.

Precisa de ajuda?

Se depois de ler esse artigo você ainda sentir que precisa de ajuda na criação de conteúdo, conte comigo! Você pode falar comigo de diversas formas, via chat, e-mail ou WhatsApp. Para começar, clique aqui.

Foto de Vinicius Moises
Vinicius Moises

Expert em Design Gráfico | Gestão de leads | Web Design

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