Como enviar email automático no Gmail e suas consequências.

Enviar e-mails através do Gmail (e de qualquer outra ferramenta) é possível, mas possui riscos. Leia o artigo e veja como você pode fazer isso!
Como enviar email automático no Gmail e consequências.

Sumário

Início

Hoje em dia, na era das automações, dá pra deixar quase tudo rodando no automático, por isso fizemos este artigo sobre como enviar email automático no Gmail. O e-mail foi um dos primeiros, talvez o primeiro canal a receber uma automação e ainda se mostra extremamente eficaz em estratégias digitais. Mas não apenas isso: com um e-mail automático, você envia links de redefinição de senha, confirmação de cadastros, ofertas e muito mais! Além, é claro, da atividade do usuário ser totalmente rastreável.

E por isso, você está aqui, buscando aprender como enviar um email automático! Mas nos deixe mostrar pra você algumas questões importantes que você precisa saber antes de enviar campanhas de email e também como fazer.

Vamos começar?

Nativamente, provedores de e-mail pessoal não possuem nenhum recurso de disparo de email automático, e nem mesmo permitem que você faça disparos de email marketing através de seus servidores. Também possuem limitações de acordo com a quantidade de emails que você vai enviar. Você pode utilizar uma extensão como o Gmass para quebrar esses limites, no entanto, você coloca sua conta em risco, podendo ser suspensa, ou todos os seus e-mails vão cair no spam com muita facilidade.

Escolhendo o objetivo e a ferramenta

A primeira coisa que você precisa é definir o objetivo, e o objetivo irá dizer qual ferramenta você vai usar.

ObjetivoFerramenta
Prospecção fria: disparos friosGmass, Woodpecker, Lemlist, Ramper e similares (cold outreach)
Enviar confirmações de cadastroBrevo e similares.
Enviar links de redefinição de senhaBrevo e similares.
Criar fluxos condicionaisBrevo e similares.

E a segunda coisa que você precisa saber é que, de forma geral, lista fria ou quente, não se fazem disparos “através do Gmail”. Profissionais e implantadores como nós, utilizam plataformas próprias com servidores dedicados a isso, como Woodpecker, Ramper, Lemlist, Brevo, ActiveCampaign, Mailchimp, Klaviyo, entre outros, pois elas nos dão recursos e segurança para as empresas onde estão implantadas.

Caso tenha mudado de ideia e deseja saber como utilizar uma dessas ferramentas para fazer seus disparos, você pode falar com a nossa equipe para ter uma assessoria especializada e gratuita sobre como implantar uma solução em disparo de email automático.

Mas caso você queira prosseguir sozinho e sem gastar muito, no escuro e de forma totalmente arriscada e perigosa, então você pode escolher uma extensão de navegador, no caso o Gmass, para permitir que você faça envios em massa no caso de listas frias. Ele é (muito) mais barato do que as alternativas profissionais, porém com muito mais riscos associados.

Sobre o Gmass (e similares)

O Gmass é uma extensão de navegador que oferece, dentro do seu Gmail, a possibilidade de enviar email automático e rastreá-los, além de ferramentas de cold mailing (envios frios – para pessoas que nunca entraram em contato com você), que inclui aquecimento de listas, verificadores de spam, entre outros. Se atente para as questões abaixo.

Não use sua conta pessoal

As chances da sua conta ser suspensa são muito altas, crie uma conta para isso.

Você já começa violando a Lei Geral de Proteção de Dados usando o Gmass

O Gmass, até a data que testamos, não oferecia nenhum tipo de compliance LGPD, como a possibilidade de sair das suas listas, já que ele utiliza o Google Planilhas para importar contatos.

E-mails no spam

Seus e-mails tem grandes chances de começarem a cair todos no spam ou nem mesmo serem enviados depois de um tempo, e não há nada que você possa fazer. Só recomeçar com uma conta nova e depois fazer tudo de novo, inclusive passar semanas aquecendo ela.

Diminua suas chances de ser suspenso ou banido

Passe semanas aquecendo sua conta antes de enviar emails, enviando para poucas pessoas.

Relatórios

O Gmass possui uma quantidade limitada de relatórios, o que atrapalha na hora de fazer uma análise de dados abrangente. Em grande parte, ele depende do Gmail, que é uma ferramenta pessoal.

Vantagens e desvantagens do Gmass

VantagemDesvantagemValor agregado
BaratoUsa o servidor do GmailPreço justo
Recursos básicos importantesSem fluxos condicionaisMais útil para prospecção
E-mails rastreáveisRelatórios limitadosPode te deixar no escuro
Tenta ser fácilCurva de aprendizadoPoucas integrações
Templates de emailTemplates limitadosDesign limitado e precário

O Gmass também oferece um tutorial bastante intuitivo sobre como usá-lo para lançar suas primeiras campanhas, e tem um período de testes onde você pode enviar 50 emails automáticos por dia durante algum tempo.

Dicionário da linguagem técnica

Se você realmente está interessado sobre como enviar emails automáticos, existe uma lista de termos que você precisa compreender para facilitar sua implantação. Por isso, preparei (mais uma) tabela para que fique mais claro como nós conversamos no dia a dia.

Termo Significado
Hard BounceEmails que caíram no spam.
Spam CheckerFerramentas que avaliam a chance de um email cair no spam.
Mail CheckerVerifica se emails são válidos.
SMTPServidor (e não ferramenta) por onde os emails são disparados (Ferramenta: Gmass, SMTP: Gmail por padrão, mas também já usamos o SMTP da Hostinger e nos demos muito mal).
LeadsContatos, frios, mornos ou quentes.
Warm-upRecurso importante em ferramentas de disparos frios, que nos permite aquecer listas com mais facilidade.
Lista fria/disparo frioPessoas que nunca entraram em contato com você antes.
Email MarketingAutomações de e-mail, de forma geral, a que se destina este artigo.
Fluxo condicionalPermite criar automações em fluxo avançadas, como enviar emails com base na atividade do usuário, se abriu ou não um email, se acessou uma página, cadastrá-lo em outras listas e follow-up.
Template de emailModelo predefinido de email.
Remetente e destinatárioQuem envia e quem recebe.

O que você precisa para saber como enviar email automático?

A primeira coisa é tempo pra aprender e testar.

A segunda é saber que, embora possível através do Gmass, é trabalhoso e arriscado, não sendo um meio ideal e confiável.

A terceira é compreender as linguagens técnicas, já que todas as plataformas de email usam elas.

A quarta é tomar cuidado com a escalada de custos: fazer disparos de email automáticos possuem muitas pegadinhas no processo que vão fazer você perder muito dinheiro. Já falei sobre isso nesse artigo aqui.

Conteúdo do email: o mais importante

O conteúdo que você oferta vai definir em qual aba vai cair (geral, importante, promoções, social) ou se vai direto pro lixo.

Use bom senso

Você gosta de ter sua caixa de entrada poluída e cheia de ofertas inúteis das quais você nunca se inscreveu? Pois é. Abuse da criatividade para chamar atenção.

Erros de ortografia

Erros de otrogafia reamlente é uma coisa horível e prejudican sevveramente a experiência do usuário, e diminuem as chances de entrega. Tome cuidado com pequenos erros, pois são muito punitivos. (E fazer essa gracinha não deve ser nada bom pro nosso SEO).

Abertura

A abertura é a ação mais importante. Sem ela, não tem cliques no email, pedidos de orçamento, nem nada. Abuse da criatividade.

Respeite a estrutura dos emails

Todo email possui uma estrutura básica de formatação. Ela é padrão e todos os provedores de email e de disparo de email automático utilizam. É bom respeitar.

Nome do email e domínio

O ideal é que você possua um @ profissional, como “contato@minhaempresa.com.br.” Mas não estamos levando isso em consideração no momento. Usar @gmail.com já é feio, então capricha no nome.

Remetente

Não se esqueça de configurar o remetente (quem envia). E configura direito. Você não quer que o seu lead receba um e-mail do remetente “via Gmass.co“. Eu acho que VOCÊ não abriria um troço desse.

Assunto (Object)

O assunto você já sabe. É o título principal que fica em negrito no email.

Pré-visualização (preview)

Plataformas de disparo de email automático oferecem a opção de definir um preview personalizado e ele vai ficar separado do corpo do email. Caso não tenha essa opção, será a primeira frase do corpo do email.

Corpo do email (Body)

O conteúdo do email, dividido em briefing (primeiro parágrafo), corpo (conteúdo principal) e rodapé (informações de contato, redes sociais e assinaturas).

Rodapé

O rodapé é muito importante para garantir a autenticidade do email e ajuda na confiabilidade. Quando o provedor de email verifica o rodapé e encontra informações de contato, endereços e assinaturas, a chance de entrega aumenta.

Erros comuns (e tome mais tabelas)

ErroCausasSoluções
Alto hard bounce (acima de 2%)Enviando para listas inválidas, não aqueceu o remetente, o remetente perdeu a confiança, o usuário marca esse tipo de conteúdo como spam (dependendo, até todos os usuários), ferramentas incorretas.Higienizar listas antes do disparo, quando possível. Se não for possível, você só se ferra mesmo. Último recurso: criar outra conta, comprar outro domínio ou ambos. Hard Bounce é extremamente punitivo.
Baixa taxa de abertura (sem hard bounce)Assunto ruim.Melhore o assunto (vai ter que fazer testes) e pressuponha que estão caindo nas guias de Promoção e Social.
Baixa taxa de conversão (ninguém chama)Se está entregando, tem muita abertura e não tem conversão, o conteúdo não tá interessante o bastante.Ajuste o público-alvo. Se estiver convicto que o público está correto, então faça testes usando outros conteúdos. MAS NÃO COM OS MESMOS USUÁRIOS. Pelo menos não inicialmente.
Você não tem relatórios, não sabe quem abriu, quais emails foram entregues ou cancelados.A ferramenta que você usa não foi feita pra isso.Troque a ferramenta.
Alta taxa de cancelamentoSeus emails estão ruins, mal direcionados e incomoda muito o usuário. Aqui, já podemos falar até de processos legais.Pare imediatamente de enviar emails e repense suas estratégias.

Queremos estender a mão para você.

Trabalhamos com implantação de envio de email automático para diversas finalidades, desde uma simples confirmação de cadastro até um sistema avançado de follow-up para acompanhar o cliente durante todas as etapas, e tudo isso com conformidade legal e assessorando a sua criação de conteúdo para criar emails responsivos, criativos e que agreguem valor para o usuário.

Infelizmente, nós não trabalhamos com a implantação do Gmass pois, embora apresentamos ele como uma alternativa, nós definitivamente não o consideramos uma boa ferramenta para envio automático de email, já que o próprio Gmail não é uma ferramenta adequada para isso.

Toda empresa, não importa o tamanho, pode se beneficiar de envio de emails, e são diferentes tamanhos com diferentes necessidades, com estruturas simples ou complexas. Por isso, oferecemos propostas flexíveis, com valores que podem começar bem abaixo de R$ 1.000. Clique aqui e fale com o nosso time!

Foto de Vinicius Moises
Vinicius Moises

Expert em Design Gráfico | Gestão de leads | Web Design

Sumário