Não confie tão facilmente: 5 passos para fazer disparo em massa no WhatsApp

E nós não queremos te vender nada nesse artigo.

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Hoje, existe automação para absolutamente tudo: e-mail, atendimento, redes sociais, mas achar uma automação para disparos parece bastante complicado, né? A boa notícia é que nós queremos te ensinar, de verdade, como fazer disparo em massa no WhatsApp.

E o que mais tem ao pesquisar sobre, é justamente artigos das empresas que vendem o serviço. Como nós do Artya não vendemos (mas implantamos), nós podemos dizer para você tomar cuidado com o famoso “papo de vendedor” delas para não cair em um buraco.

Hoje, nós do Artya Blog vamos explicar pra você qual é o caminho para instalar uma automação de WhatsApp no seu negócio, como você pode se beneficiar disso, riscos associados e claro, os custos.

O WhatsApp é diferente de absolutamente tudo

O WhatsApp possui regras muito diferentes das outras automações. Isso porque é um canal de cunho pessoal com um nível de segurança, privacidade e criptografia extremamente alto.

O WhatsApp possui muitas regras importantes e particulares, e você precisa se atentar a todas elas antes de contratar ferramentas de disparo em massa e começar a organizar suas estratégias de marketing e enviar disparos para contatos.

Os três WhatsApps diferentes

Sim, o WhatsApp possui não duas, mas TRÊS versões. E por um erro muito desagradável, existem duas versões do WhatsApp Business que ninguém deixa claro pra você, mas nós estamos deixando.

WhatsApp pessoal

Esse WhatsApp você já conhece bem. Nele, você não tem como fazer nenhum tipo de disparo e ele não serve pra absolutamente nada comercial. Os riscos do seu número ser banido por utilizá-lo de forma comercial é alto e você não pode integrá-lo com absolutamente nada. Ele é privado, totalmente seu, 100% seguro, com mensagens 100% criptografadas.

WhatsApp Business

Esse você também já conhece. Não permite fazer disparos em massa, tem criptografia parcial (a Meta pode olhar suas conversas em caso de denúncias) e também tem recursos comerciais importantes.

WhatsApp API

Possui 4 nomes principais, inclusive pode ser chamado de WhatsApp Business. Nós já vamos adiantar e dizer que, para fazer disparo em massa, é dele que você precisa. Então não falaremos dos outros. Seus nomes comuns e técnicos incluem:

  • WhatsApp API
  • WABA
  • WhatsApp Business Platform
  • ‘Verdadeiro’ WhatsApp Business

Essa versão possui algumas características peculiares que nós vamos ver no próximo tópico.

O que é o WhatsApp API?

Para fazer disparo em massa no WhatsApp, você precisa dessa versão do WhatsApp. É uma versão da Meta criada especificamente para essa finalidade, e ela tem algumas regras a serem seguidas e muitas peculiaridades.

O WhatsApp API não possui um app oficial

Você não pode baixá-lo. Não pode comprá-lo, e também não pode acessá-lo diretamente. Você precisa de uma plataforma parceira da Meta que é focada em automação de marketing, e depende dela para disponibilizar esse serviço pra você.

Existem muitas plataformas com diferentes planos (opa, custo!) que podem te fornecer o serviço de disparo em massa dentro do WhatsApp, todas pagas, e vamos falar de custos ao longo do artigo.

Ele possui uma métrica de “saúde”

Ao implantar o WhatsApp API, seu número ganha uma pontuação de saúde. Usos indevidos e que violam as regras da ferramenta diminuem a saúde da conta, com penas que variam entre suspensões, advertências e bloqueios permanentes (mas vindo da Meta, espere sempre por bloqueios e dores de cabeça. Não, não estamos exagerando).

O WhatsApp API possui custos por mensagens

Isso mesmo. Com o intuito de impedir o spam, você terá que pagar por cada mensagem enviada através dele. Geralmente, as provedoras do serviço ofertam pacotes de mensagens. Não consideramos baratos, e achamos pouco vantajosos.

O WhatsApp API também não tem grupos

Não há grupos na versão focada em disparos em massa no WhatsApp. Pelo menos, não ainda.

Primeiro, você vai definir um objetivo

Seu objetivo é disparar ofertas para listas frias? Prospecção de clientes?

Já começou errado. Você não pode fazer isso no WhatsApp API. Se esse é o seu intuito, considere utilizar outra ferramenta. Considere utilizar e-mail. Clique aqui para saber mais.

Seu objetivo é se relacionar com pessoas que já entraram em contato com você?

Perfeito. Você ganha na proximidade e acessa diretamente o canal mais acessado do usuário. Quando ele permite, é claro.

Depois, você vai contratar uma provedora do serviço

Muitas provedoras hoje oferecem a automação de disparo em massa no WhatsApp. RD Station, Umbler, Brevo… todas elas com diferentes finalidades e propostas. Algumas para negócios pequenos, outras para grandes times e empresas.

A provedora não vai te vender só o disparo em massa no WhatsApp

As provedoras do serviço de disparo em massa no WhatsApp geralmente não vendem apenas este serviço, mas sim um ecossistema de marketing do qual você, provavelmente, não tem interesse. Dito isso, você encontra valores variados, podendo ir desde R$ 80 mensais até R$ 5.000+. Por isso, é bom procurar bastante.

Compre os créditos do WhatsApp

Dentro da sua provedora escolhida, vai ter uma opção para comprar créditos de mensagem. Mas cuidado: 1 crédito não significa uma mensagem. No Brevo, por exemplo, apenas 1 mensagem consome 8 créditos, e já vamos explicar o motivo.

Se atente ao tipo de mensagem

O WhatsApp utiliza três tipos de mensagem.

Utilidade

Mensagens transacionais, sobre pedidos, transações, confirmações, entre outros.

Marketing

Mensagens com intuito promocional, como ofertas, anúncios de novos produtos e serviços, entre outros.

Autenticação

Técnico. Confirmação de contas, cadastros, verificações.

Cada um desses tipos é tratado de maneira diferente e tem custos diferentes.

Criar um modelo de disparo

Diferente dos modelos de e-mail, os modelos de disparo do WhatsApp são 100% analisados pela Meta antes de permitir que você faça disparo em massa. Toda a operação envolvendo o WhatsApp API é centralizada.

Caso você esteja utilizando o template incorreto, a Meta não irá aprovar.

Criando a lista para disparar

Primeira coisa para criar lista, reforçando o que já falamos lá em cima: você não pode fazer disparo para listas frias usando o WhatsApp.

Você vai separar uma lista de pessoas das quais deseja fazer o disparo, cadastrá-las na sua ferramenta seguindo todas as instruções e tutoriais que ela fornece, e então, vai programá-lo.

Não use listas frias. Não envie ofertas e mensagens automáticas para pessoas que nunca falaram com você.

Lembrando que você precisa consultar as políticas atualizadas da Meta e do seu provedor para saber os preços vigentes para disparos em massa. Mas também, lembramos que você paga por mensagem e 1 crédito não significa, necessariamente, 1 mensagem.

Só para fins de base, para realizarmos um disparo em massa no WhatsApp utilizando o Brevo, atualmente pagamos 8 créditos em apenas 1 mensagem. Isso dá, na cotação atual em que fazemos esse artigo, algo perto de R$ 37 em (apenas!) 13 mensagens. Seu gasto aproximado com 500 mensagens será algo em torno de R$ 1.423.

É caro né?

Plataformas querem o seu dinheiro, nós somos sinceros

As plataformas que oferecem disparo em massa no WhatsApp precisam vender. Por isso, seus artigos sempre serão de cunho mais conservador e comercial no que diz respeito à implantação desse serviço na sua empresa. Nós, no entanto, somos implantadores independentes e podemos falar a verdade para você.

Disparar em massa no WhatsApp pode ficar muito caro no final das contas, seja pelo custo de mensageria, seja pelo penduricalho de serviços que você não vai usar. Mas é um serviço absolutamente necessário para quem realmente precisa das soluções comerciais avançadas em um país onde pelo menos 90% das pessoas usam o WhatsApp para se comunicarem, incluindo automação em atendimentos e funis de vendas.

Conclusão

Agora que você já sabe como fazer disparo em massa no WhatsApp, você tem a opção de fazer sozinho, em uma jornada solitária e cheia de surpresas desagradáveis, ou contar com a nossa assessoria de implantação para você.

Você nos diz o objetivo, nós te apresentamos as opções. Uma assessoria gratuita para auxiliar você a tomar a melhor decisão.

Clique aqui e fale com nosso time!

Foto de Vinicius Moises
Vinicius Moises

Expert em Design Gráfico | Gestão de leads | Web Design

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