Introdução
Identidade visual é mais que um logotipo e menos que branding (marca). Estou dizendo isso porque o logotipo é parte de uma, e esta, é parte de uma estratégia de branding. Se eu fosse resumir para você o melhor benefício em uma palavra, eu diria que é organização. Ter uma identidade visual traz benefícios visíveis a longo prazo e melhora muito a sua imagem profissional.
Para entender a função de uma identidade visual, vamos entender os princípios básicos de maneira bem rápida, fundamentos do que é design de forma geral.
Os princípios básicos do design
Design é composto por alguns princípios básicos, entre eles, vou destacar três que julgo mais importante no contexto de identidades visuais.
Harmonia
Prioriza o conforto visual, é o que torna peças gráficas agradáveis, legíveis e esteticamente profissionais.
Repetição
Para fixar algo na cabeça, é preciso repetir várias vezes, para que o público passe a assimilar aquele conjunto a uma marca específica. Se todo dia muda, não há fixação.
Hierarquia
Toda arte, toda peça publicitária, todo projeto de design, tem elementos que terão mais destaque, outros terão menos. Esse princípio é diretamente ligado ao da harmonia. Uma determinada peça que não respeita a posição de títulos, elementos de apoio, não obedece o movimento do olho e o momento de atenção do usuário sempre vai tentar chamar atenção para tudo, mas na verdade, acaba não chamando atenção para absolutamente nada.
Em outras palavras, aquele projeto em que você pediu para o designer aumentar o logotipo acima do título só porque a pessoa precisa ver o seu logotipo primeiro não tem nada de funcional, ele é um lixo, pois a pessoa nem sabe que sua empresa existe, mas você quer que ela veja primeiro um nome que ela nunca viu, um símbolo que ela nunca viu, no lugar de ver um produto ou um título chamativo.
Agora que você já sabe o básico, podemos continuar explicando a questão da identidade visual. Vamos lá?
O que é uma identidade visual?
Também conhecida como Key Visual, ou KV. É um conjunto de elementos estratégicos e materiais que norteiam a estratégia visual da marca. Esse conjunto ajuda a estabelecer parâmetros e tornar a empresa mais visível, organizada, profissional e por fim, mais lucrativa, pois aumenta o seu valor percebido.
O que compõe uma identidade visual?
Pesquisa
Antes de mais nada, vamos pesquisar tudo que podemos fazer por aquela marca, como ela pode se diferenciar no nicho dela e suas limitações orçamentárias.
DNA de marca
Estabelecemos palavras-chave que vão compor o universo visual, entendemos e definimos valores e princípios.
Tom de voz
Essa marca vai conversar de uma forma mais madura? Vamos usar qual tipo de meme? Ela pode usar ironias? Será que essa marca pode usar palavrões? Ela vai ser mais grã-fina ou mais povão? Definimos tudo isso ao estruturar o tom de voz.
Paleta de cores
A tão famigerada paleta de cores, e onde fazem as maiores bizarrices. Sério, tem gente que escolhe algumas combinações de cores que ó… eu vou te falar viu. Nessa fase, o designer e o cliente definirão juntos as cores mais adequadas para se comunicar com o público, escolhendo a tonalidade, as cores complementares e outros elementos visuais.
Logotipo
Agora sim, aqui é onde criaremos o logotipo. Nessa fase, vamos definir se o logotipo será simplesmente um nome por extenso, ou se ele terá um símbolo. Testaremos símbolos e, alcançando um resultado aceitável, faremos testes para verificar sua legibilidade e a maneira como ele se encaixa em diferentes situações. Também criaremos submarcas — diferentes versões do logotipo — para usá-lo de maneiras variadas, mantendo sempre o conceito estratégico original.
Moodboard (ou painel semântico)
Parte fundamental da identidade visual que define o estilo de imagens e vídeos que serão utilizadas dentro da marca. Que tipo de pessoas devem aparecer, de qual idade, com que tipo de roupa, quais tipos de fundo, como os produtos devem ser apresentados, se é com plantas, em casa ou no escritório, entre outros.
Grids
São guias e réguas especiais que usam fórmulas matemáticas para fazer com que logotipos fiquem milimetricamente alinhados, sem gerar desconfortos visuais.
Quais os impactos positivos?
Você tem muito o que se beneficiar de uma identidade visual. Veja só:
Organização
Seus materiais serão organizados, fazendo com que você gaste bem menos tempo em produção ao repetir elementos da marca. Todo mundo falará a mesma língua, mesmo que sejam pessoas que acabaram de chegar. Individualmente, cada designer tem seu traço criativo, como artistas. Eu, por exemplo, tenho um viés de criação mais baseado na aleatoriedade, dando um pouco de margem para interpretações livres. O que impede seus projetos de mudarem constantemente é possuírem regras.
Fixação
Como falado anteriormente, repetir os principais elementos visuais da marca é o que gera fixação do público. Ele precisa assimilar o padrão com a sua marca – sempre que ele ver aquele elemento junto com outro, naquela cor, com aquela forma de escrever, já sabe: é sua empresa.
Diferencial e valor
Ter uma identidade visual é um baita diferencial competitivo, pois você demonstra seriedade, solidez e profissionalismo, e que existe um trabalho para apresentar e gerar mais valor.
Preço
Eu discordo totalmente da postura de empresas que vou falar agora, mas infelizmente essa é uma realidade do mercado. Empresas “bem embaladas” podem cobrar mais caro, mesmo com um produto ruim. Mas veja pelo outro lado! Se o produto é bom, o valor percebido triplica. E um produto bom e bem embalado, não tem como não dar certo.
Diferentes maneiras de construir uma identidade visual
Aí você pensa: deve ser muito difícil e caro construir uma identidade visual, né? Não. Pois a criação de uma, é 80% estratégia e 20% design. Ela começa com você abrindo um editor de texto ou um mapa mental e começando a escrever suas ideias. Você pode começar com uma estratégia, cores bem escolhidas e claro, um logotipo e um moodboard. A maioria das empresas começam estruturando algo mais ou menos dessa maneira. O problema é que elas não terminam, e vai virando um garrancho completo, sem regras, de qualquer jeito, testes aleatórios sem propósito nenhum, muda o traço criativo com frequência, pois troca de agência constantemente, entre outros.
Abaixo, algumas maneiras de começar a construção da sua identidade visual.
- Use um mapa mental para organizar suas ideias de maneira clara, detalhando etapas e processos.
- Busque referências importantes do seu nicho.
- Destaque como você quer se diferenciar.
- Escreva em um bloco de notas todas as suas ideias.
- Descreva seus sonhos e aspirações.
- Tenha claro o seu maior propósito, que não deve ser o dinheiro.
- Abra o Paint, e teste diferentes cores lado a lado.
- Peça feedbacks de outras pessoas (principalmente o nosso).
Se você pretende ter uma estratégia visual organizada, você pode começar sem gastar, mas por favor, termine ou peça ajuda para terminar. E agora, vamos falar daquilo que todo mundo quer saber logo e sem enrolação, custo, budget, verba, bufunfa, orçamento, aquele negócio que os bancos adoram quando você pega emprestado.
Quais são os custos?
Depende de alguns fatores. Exposição de marca, aumenta o nível de complexidade do trabalho e seu valor. Quanto mais exposta é a marca, mais caro vai ser. A identidade visual da BBC, por exemplo, custou aproximadamente US$ 2 milhões, sendo o fator mais relevante para a precificação.
E para a loja de roupas da dona Márcia no Tatuapé?
Regras + paleta de cores + logotipo e boas práticas já resolvem, e o custo, dependendo do profissional, não costuma chegar nem a R$ 500.
E para a FRANQUIA de loja de roupas da dona Márcia, que pretende fazer um aporte de R$ 300 mil para abrir lojas em 3 estados?
A partir daqui, a coisa já muda de figura. Por isso, você já pode esperar valores acima de R$ 2.000, principalmente devido à quantidade de materiais que precisarão ser criados. É um investimento maior de tempo. É muito mais trabalho envolvido.
As alternativas e suas consequências
Você pode fazer o que muitos fazem, dando o famoso jeitinho brasileiro…
- Fazendo só o logotipo: vai ter aplicabilidade ou legibilidade extremamente limitada, e com um valor tão baixo, provavelmente ele vai ser editado e não será possível registrar. Outras centenas de pessoas devem ter a mesma coisa e se seu concorrente aparecer com ele, você não pode fazer nada quanto a isso.
- Ser fora da curva: tal como desafiar as leis da gravidade, tem gente que chega a botar uma imagem no logotipo, como uma foto. Isso mata completamente seu logotipo, e você será o cliente odiado por todas as gráficas. Quer saber o motivo? Selecionei um artigo, e assino embaixo. Clique aqui e veja.
Como proteger a identidade visual?
Só existe um jeito de proteger seu logotipo e o nome da sua empresa: registrando ambos no INPI como marca. Você pode fazer isso sozinho, desde que esteja disposto a estudar bastante e se aprofundar no assunto. Por outro lado, caso prefira economizar tempo e evitar possíveis erros no processo, pode contar com a minha assessoria. Assim, eu te explico exatamente como tudo funciona e avaliamos juntos se será necessário — ou não — contratar um escritório especializado. Entre em contato comigo.
Não tenho recursos para comprar uma identidade visual, como posso começar?
Comece como for possível, nem que seja desenhando ou escrevendo. Depois, você pode nos chamar para dar os próximos passos. Dependendo de como for, podem existir valores ou não.
Como podemos ajudar você?
Podemos te ajudar a dar seus primeiros passos. Mas para pessoas que estão começando, não recomendamos identidades visuais na maioria dos casos. Na minha página inicial, eu mostro todos os recursos que estão à sua disposição e quais deles podem ajudar você a ter resultados mais rápido.