Landing Pages: Benefícios, Como Fazer, Mitos e Riscos

Você está procurando uma maneira de divulgar produtos e serviços na internet de maneira econômica sem investir em grandes sites? Então você está no artigo certo!
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Sumário

Introdução

Sites são o olho e o nariz da cara e você precisa de uma página pra poder divulgar seus produtos e serviços, certo? Seu pensamento não está errado e você acaba de encontrar um artigo de ouro na internet. Hoje, eu vou te mostrar tudo que você precisa saber sobre Landing Pages e todas as principais questões que a rodeiam. Vamos começar?

O que é Landing Page?

Uma landing page, cujas traduções comuns são: “página de destino, página de aterrisagem, funil digital, página de oferta, captura, cadastro, recompensa, obrigado, vendas”, são ferramentas indispensáveis para quem pretende investir no meio digital. Através delas, é possível fazer anúncios, divulgar produtos e serviços de maneira organizada, criar apresentações profissionais e obter dados importantes sobre quem interage com você.

Impacto

As landing pages podem ser o fino véu que separa suas estratégias digitais do sucesso e do fracasso. Quando feitas de qualquer jeito, você sempre sai perdendo.

Como são criadas?

No mercado, temos várias maneiras de construir páginas. De maneira geral, são ferramentas que possuem muitos recursos, não apenas páginas. Também vou listar os prós e contras de cada uma.

Site Builders (Construtores de páginas)

Disparado a forma mais comum de criação, que facilita a criação de páginas sem uma única linha de código. Podem ser sites especializados ou plugins especiais. Dispensa grandes investimentos em servidores, mão de obra e, geralmente, são bem mais seguras.

Hospedagem + WordPress

No topo da nossa lista, pelo menos 70% de todas as páginas e sites da internet estão construídas no WordPress. A principal razão disso é devido ao nível de flexibilidade que o WordPress permite. Podemos fazer praticamente tudo e atender a necessidade de clientes de todos os tamanhos, além de ser significativamente mais barato, bem seguro e de fácil manutenção.

Em razão disso, todas as minhas páginas e sites também são construídos no WordPress.

É consideravelmente difícil de usar e sua curva de aprendizado é muito alta, sobretudo alguns detalhes importantes que sempre passam batido. Mas é, disparado, a melhor ferramenta por um motivo simples: o foco dele é apenas construir páginas e sites.

WIX

O Wix é uma plataforma faz-tudo que também inclui criação de páginas. É um quebra-galhos para quem não tem muito dinheiro para investir em páginas. Eu acho muito limitado, mas é fácil de usar e intuitivo. Para usuários iniciantes, não pra mim.

Canva

É lixo. Esquece isso. Tudo ali é simplesmente horrível, e não pense que você está arrasando com o seu “mycanva.site” na bio do Instagram porque não tá não. E pra piorar, se tá usando Canva, é porque em 99% dos casos não possui experiência com design ou criação de páginas, o que basicamente dedura você para golpistas em potencial.

Hotmart Pages

Também conhecido pelos mais jurássicos como Klickpages, é um construtor de páginas bem conhecido por infoprodutores com negócios na Hotmart. É uma ferramenta tenebrosa de ruim que vive sendo enfiada guela abaixo por seus sócios que não usam nem nunca usaram para suas audiências. Feio, limitado e ruim. Não tem vantagem nenhuma em usar isso, e você ainda fica ostentando o logotipo horrível deles caso você não pague.

Feitas na raça

São páginas que um desenvolvedor constrói do zero na mão, escrevendo cada linha de código. Esse modelo é muito específico, demanda muito tempo e exige uma mão de obra muito especializada, caso contrário, abre muitas brechas e torna sua página muito perigosa de ser invadida ou que seus usuários tenham dados roubados. Geralmente, também é utilizado alguma plataforma. mas não focada em construção de páginas e sites.

Grandes corporações que precisam de controle total e absoluto sobre seus servidores e todos os aspectos de seus ambientes digitais investem nessa solução, mas contratando profissionais extremamente qualificados e experientes, mas não é raro ver páginas e sites de grandes empresas construídas no WordPress.

Tabela rápida

Na tabela abaixo, eu considerei todas as plataformas listadas acima e fiz um comparativo entre elas para melhor visualização, considerando seus potenciais máximos.

Legenda rápida:

ML = Muito limitado

D = Dependente de fatores externos

A = Muita autonomia para resolver problemas relacionados sem depender de fatores externos e também pode ser melhorado

P = Perigoso

LugarQuão seguro é?RapidezSe é difícil de usar
Word PressBem seguro, por padrão (A)Muito boa (A)Difícil
WIXBem seguro, por padrão (ML)Limitado (D)Razoável
CanvaPéssimo (ML, P)Ruim (D, ML)Fácil
Hotmart PagesBem seguro, por padrão (ML)Padrão (ML)Razoável
Feito na raçaDepende muito (P)Depende de quem criaMuito difícil

Quanto custa?

Os valores sempre são personalizados de acordo com a necessidade do cliente. Elas podem custar incrivelmente barato ou podem custar assustadoramente caro. Por ser um serviço, cada profissional tem sua precificação. Alguns cobram R$ 300, outros cobram R$ 3 mil, na mesma página.

Se já quiser pular esse artigo e fazer um orçamento, basta clicar aqui.

O que é uma Landing Page de Alta Conversão?

Esse é o parágrafo da complicação. Agora, além de você já ter subentendido que criar uma landing page não é assim tão fácil, o que diabos é uma página de alta conversão?

É bem simples. Uma landing page de alta conversão é uma boa landing page, que carrega rápido, os usuários interagem e, principalmente, converte. Esse termo é necessário, pois a maior parte das páginas que estão na internet existem de brincadeira, criadas por agências que não são especializadas em criação de sites e landing pages.

O resultado são páginas perigosas, com formulários que dão acesso ao banco de dados do site, ou que não carregam como deveria, bugs visuais, elementos saindo pra fora da tela, entre outros.

O que é “Página Nota A e 99%”?

Na TEORIA, significa landing pages que, em ferramentas como GTMetrix e PageSpeed Insights, alcançam as maiores notas nas análises de desempenho. Essas são as ferramentas mais comuns de análise que utilizamos. A questão é que profissionais no ramo de Web Design, como eu, não utilizam elas exclusivamente para testar o desempenho, e sim para depuração de problemas.

Na prática, essas ferramentas fazem testes exaustivos e estressantes nas landing pages e servidores que utilizamos, e isso quase nunca reflete a realidade e o dia a dia, que é o usuário acessando e interagindo.

Essas notas também variam com frequência, pois em tempo real, a internet de forma geral possui oscilações de frequência, velocidade e sinal, o que afeta todos servidores e acessos. Logo, é perfeitamente normal até mesmo ver uma página “nota A 99%” caindo pra “nota B 85%”, até menos! Mas o que realmente importa é o print tirado da melhor forma pra poder te vender serviço depois.

Pra resumir, só existem duas formas de ter uma página Nota A e 99%: sendo uma grande mentira, ou tendo apenas fundo e texto.

Uma verdadeira aliada da inteligência de negócio

Através dos cookies de rastreamento, as landing pages também permitem que você possa conhecer sua audiência, quem acessa e quem compra de você. Esse tipo de informação é crucial para todos os negócios que estão no meio digital.

Mas a questão dos cookies costuma ter alguns desafios ligados à Lei Geral de Proteção de Dados, e por isso, você precisa de alguém que possa te ajudar na parte de compliance (eu).

Benefícios das minhas landing pages

Se você está buscando alguém para desenvolver suas landing pages, você vai se beneficiar muito do meu trabalho. Com leads gerados através de e-books, páginas responsivas, formulários, redução de custos e uma estrutura profissional, eu definitivamente sou a pessoa certa que vai ajudar o seu negócio a ter mais tração no meio digital.

Veja só os benefícios que você ganha de fechar comigo.

Velocidade de verdade

Todas as páginas construídas por mim são testadas na prática, a ferro e fogo, por audiência real, e eu garanto manutenção no tempo de carregamento a qualquer momento, caso constatado que é um fator que esteja afetando conversões.

Design responsivo

Isso é básico, mas eu preciso reforçar que está inclusa as versões Mobile para todas as minhas paginas.

LGPD e Compliance

Aviso de cookies, política de privacidade, termos de uso e entre outros recursos legais.

Leves e dinâmicas

Eu busco sempre criar páginas que sejam animadas e agradáveis de visitar, e que agreguem de fato na experiência do usuário.

Hospedagem e domínio

Durante o processo, faremos a contratação de uma hospedagem especializada e profissional (Hostinger ou Hostgator), e você terá um domínio “.com.br” na titularidade da sua empresa, pelo período de 1 ano.

E-mail personalizado

Você também vai ganhar um e-mail personalizado para utilizar com seus clientes. Sim, o @personalizado.com.br.

Conclusão

Landing pages são ótimas ferramentas que ajudam você a ter resultados com suas estratégias digitais. Mas também estão rodeadas de misticismo e o próprio mercado acaba vendendo ao usuário coisas das quais ele não precisa ou com informações incompletas. Por isso, é importante contar com um profissional de confiança para construir suas páginas, para permitir que você escale com segurança e possa alcançar seus objetivos.

Clique aqui e vamos conversar ou saiba mais na minha landing page oficial.

Foto de Vinicius Moises
Vinicius Moises

Expert em Design Gráfico | Gestão de leads | Web Design

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